Gestão de Projetos
Workshop de Gestão de Projetos segundo o PMBOK® 5ª edição
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Objetivos

O curso de Gestão de Projetos segundo o PMBOK® 5ª edição tem por objetivo preparar Profissionais para a gestão de projetos, através das melhores práticas, utilizadas mundialmente, que visam garantir na entrega, que os objetivos contratados, foram cumpridos dentro do prazo, orçamento e qualidade.

Público Alvo

Qualquer profissional interessado ou envolvido em Gerenciamento de Projetos em qualquer área.

Carga Horária

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Pacote: ITIL Foundation V3 + COBIT Foundation 4.1 40 Horas
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Conteúdo Programático

Oferece aos participantes uma visão sobre gerenciamento de projetos, conceitos, habilidades e técnicas necessárias para o gerenciamento de projetos, com o uso do Guia PMBOK® 5ª edição - Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do PMI, através de apresentação teórica, exercícios prático e simulado ao final do curso.

O curso aborda as dez áreas dos grupos de conhecimento em gerenciamento de projetos:

1.Gerenciamento de Integração
Processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.
Processos:
      Desenvolver o termo de abertura do projeto
      Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
      Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
      Monitorar e controlar o trabalho do projeto
      Realizar o controle integrado de mudanças
      Encerrar o projeto ou fase

2.Gerenciamento de Escopo
Processos para garantir que está descrito no projeto, todas as atividades para terminar o projeto com sucesso. Definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.
Planejamento, definição, verificação e controle do escopo.
Processos:
      Planejar o gerenciamento do escopo
      Coletar os requisitos
      Definir o escopo
      Criar a EAP
      Validar o escopo
      Controlar o escopo

3.Gerência de Tempo
Processos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Definição, sequenciamento, recursos e duração das atividades, desenvolvimento e controle de cronograma.
Processos:
      Planejar o gerenciamento do cronograma
      Definir as Atividades
      Sequenciar as Atividades
      Estimar os Recursos da Atividade
      Estimar a Duração da Atividade
      Desenvolver o Cronograma
      Controlar o Cronograma

4.Gerenciamento de Custo
Processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Estimativa, orçamento e controle de custos.
Processos:
      Planejar o gerenciamento dos custos
      Estimar os Custos
      Determinar o Orçamento
      Controlar os Custos

5.Gerenciamento da Qualidade
O Gerenciamento da qualidade em Projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas as atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.Planejamento, garantia e controle da qualidade.
Processos:
      Planejar o Gerenciamento da Qualidade
      Realizar a garantia da qualidade
      Controlar a qualidade

6.Gerenciamento dos Recursos Humanos
Processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
Contratar, mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto.
Processos:
      Planejar o gerenciamento dos recursos humanos
      Mobilizar a equipe do projeto
      Desenvolver a equipe do projeto
      Gerenciar a equipe do projeto

7.Gerenciamento das Comunicações
Processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriadas. Planejamento das comunicações, distribuição de informações e relatórios de desempenho.
Processos:
      Planejar o gerenciamento das comunicações
      Gerenciar as comunicações
      Controlar as comunicações

8.Gerenciamento dos Riscos
Processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Planejamento, identificação, análise qualitativa e quantitativa, monitoramento e controle dos riscos.
Processos:
      Planejar o gerenciamento dos riscos
      Identificar os riscos
      Realizar a análise qualitativa dos riscos
      Realizar a análise quantitativa dos riscos
      Planejar as respostas aos riscos
      Controlar os riscos

9.Gerenciamento das Aquisições
Processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. Planejamento das compras, contratações,selecionar fornecedores, administrar contratos e encerrar contratos.
Processos:
      Planejar o gerenciamento das aquisições
      Conduzir as aquisições
      Controlar as Aquisições
      Encerrar as Aquisições

10.Gerência das partes interessadas (Stakeholders)
Planejamento e gerenciamento das partes interessadas no projeto.Essas pessoas podem ser positivamente ou negativamente afetadas com a execução do projeto e irão influenciar o projeto e/ou seu resultado.
Processos:
      Identificar as partes interessadas
      Planejar o gerenciamento das partes interessadas
      Gerenciar o engajamento das partes interessadas
      Controlar o engajamento das partes interessadas

Grupo de Processos: os cinco processos aplicáveis em todas as gerências:
Processo de iniciação
Processo de planejamento
Processo de execução
Processo de monitoramento e controle
Processo de encerramento

Entradas e saídas dos Processos de Gerenciamento de Projetos:
Ciclo de vida de um projeto
Flash Report
EAT – Estrutura Analítica do Trabalho
SLM – Service Level Management
SLA - Service Level Agreement

E conhecimentos, competências e comportamentos necessários para o um gerenciamento de projetos assertivo.

Materiais

Apostila
Apostila de acompanhamento e condução do treinamento


Certificado
Certificado de Participação